sábado, 16 de julho de 2011

Questionando a Deus


- Onde Tu estavas quando isso aconteceu comigo?
- Eu estava lá e vi tudo! 
  "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons." (Pv 15.3)


- Você não se importou?
- Sim, me importei e continuo me importando.
  "O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nEle se refugiam." (Na 1.7)
  "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para que Ele, em tempo oportuno, vos exalte, lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (Pe 5.6-7)


- Como um Deus amoroso pôde permitir que algo assim acontecesse?
- Lhe dei a liberdade de escolha, não lhe criei para ser marionete!
  "Vê que proponho, hoje, a vida e o bem, a morte e o mal [...]" (Dt 30.15)
  "Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência [...]" (Dt 30.19)


- O Senhor entende como me sinto?
- Sim, mais do que qualquer outra pessoa.
  "Era desprezado e o mais rejeitado entre os homens; homem de dores e que sabe o que é padecer; e, como um de quem os homens escondem o rosto, era desprezado, e dele não fizemos caso." (Is 53.3)
  "Porque não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; antes, foi Ele tentado em todas as coisas, à nossa semelhança, mas sem pecado." (Hb 4.15)


- Posso me recuperar?
- Todas as coisas são possíveis para mim, eu desejo curar você.
  "Jesus, fitando neles o olhar, disse-lhes: Isto é impossível aos homens, mas para Deus tudo é possível." (Mt 19.26)
  "Cura-me, Senhor, e serei curado, salva-me, e serei salvo; porque tu és o meu louvor." (Jr 17.14)

- Como posso ser curado?
- Confiando que eu sou fiel e cumpro minhas promessas.
  "Para com o benigno, benigno te mostras; com o íntegro, também íntegro." (Sl 18.25)

- Por onde começo?
- Confesse suas mágoas, coloque-as nas minhas mãos, e perdoe quem te magoou.
  "Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações." (Sl 34.17)
  "[...] lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós." (Pe 5.7)
  " Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós [...]." (Cl 3.13)

- Mas não é tão difícil perdoar?
- Sim, é difícil perdoar. No entanto, eu capacito você a obedecer aquilo que ordeno. Entenda que eu perdoei você.
  "Fiel é o que vos chama, o qual também o fará." (1Ts 5.24)
  "Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou." (Ef 4.32)

- O que devo fazer então?
- Não se vingue, tratarei a pessoa que o ofendeu. Não guarde rancor, siga sua vida. Procure o bem que resultará dessa situação difícil.
  "[...] não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque esta escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor." (Rm 12.19)
  "Não vos lembreis das coisas passadas, nem considereis as antigas. Eis que faço coisa nova [...]." (Is 43.18-19)
  "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito." (Rm 8.28)

- Quando serei curado?
- A cura de mágoas profundas leva tempo, nesse processo, é preciso encarar o mal que foi feito, reconhecer os seus sentimentos, aplicar a verdade que expresso em minha Palavra.
  "[...] tempo de matar e tempo de curar; tempo de derrubar e tempo de edificar [...]." ( Ec 3.3)
  "Eis que te comprazes na verdade no íntimo e no recôndito me fazes conhecer a sabedoria." (Sl 51.6)
  "[...] tempo de chorar e tempo de rir; tempo de prantear e tempo de saltar de alegria [...] tempo de amar e tempo de aborrecer; tempo de guerra e tempo de paz." (Ec 3.4-8)
  "Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal." (Sl 107.20)


- E depois que estiver curado?
- Eu te recompensarei, por crer em minhas Palavras, por ter Fé teu será o Reino dos Céus!
  "Vos, porém, esforçai-vos, e não desfaleçam as vossas mãos; porque a vossa obra terá uma recompensa." (2Cr 15.7)
  "Quanto a Deus, o seu caminho é perfeito, e a palavra do Senhor é Fiel; é Ele o escudo de todos os que nEle se refugiam." (2Sm 22.31)
  "Bem aventurados os humilde de espírito, porque deles é o Reino dos Céus." (Mt 5.3)
  "Ao que vencer, e ao que guardar as minhas obras até o fim, eu lhe darei autoridade sobre as nações, e com vara de ferro as regerá, quebrando-as do modo como são quebrados os vasos do oleiro, assim como eu recebi autoridade de meu Pai; também lhe darei a estrela da manhã." (Ap 2.26-28)

Nenhum comentário:

Postar um comentário