segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Seguir a Deus é abrir mão da diversão?



Será que é possível conciliar Deus e o carnaval? Será que seguir a Deus é abrir mão da diversão?

A Bíblia não diz em lugar algum "não frequentarás o carnaval". Mas há muitas passagens que podem esclarecer essa questão.

"Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas me convém" (1Co 6:11)

Dois dos bens mais preciosos que Deus nos deu, foi a liberdade e o livre arbítrio, Ele quer ter pessoas ao seu lado e não robôs. Mas essa liberdade deve ser usada com sabedoria e discernimento, para que não nos tornemos escravos.
Ou seja, podemos sair e nos divertirmos, mas não devemos permitir que a diversão nos escravize, portanto, não é preciso abrir mão da diversão para seguir a Cristo... Podemos sim, nos divertir com Jesus!

Sendo assim, vamos colocar em análise o que o carnaval nos oferece...

O carnaval é conhecido como a festa da "alegria", onde incentiva as pessoas a extrapolarem todos os limites possíveis, colocar para fora tudo que guardaram dentro de si, ao longo do ano. E pra que isso seja possível, o carnaval disponibiliza, sexo fácil, bebida alcoólica em excesso, drogas e falta de bom senso.

Agora pergunto, será que essas pessoas que vão ao carnaval se divertem, ou são escravas da "diversão" que ele oferece?

No carnaval, as pessoas que participam dessa "festa" se entregam de corpo e alma a folia, sem medir as consequências, como: doenças sexualmente transmissíveis, acidentes, violência, homicídios, estupros, brigas, etc... Essas coisas te lembram alguma passagem da Bíblia?

"Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas [...]" (Gl 5:19-21)

Pois é, um pouquinho de curiosidade e interesse nas coisas de Deus, nos mostra que a "festa da carne" tem como objetivo realizar de forma exagerada tudo que há de pior no ser humano, mesmo que não seja declarado isso.

Mas Deus nos orienta a buscarmos a santificação, para que não nos tornemos escravos de nossas vontades, desejos e limitações. Afinal, não somos seres irracionais, que se direcionam por extintos, temos o raciocínio e devemos usá-lo.

Devemos impor limites a nós mesmos, o que não significa escravidão ou ser uma "pessoa travada", pelo contrário, isso é ser livre, é ser senhor de nossos próprios atos e vontades.

Chegamos a conclusão, portanto, de que Deus não é contra a diversão, Ele deseja apenas que mantenhamos a liberdade que Ele nos deu.

"Estais pois firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo de servidão." (Gl 5:1)

O carnaval causa grande preocupação a Deus, pois imaginem, ele vê muitos de seus filhos se perdendo, se auto escravizando a uma ilusão, que tem como argumento a diversão. 
Pois é... Deus não gosta do carnaval, porque apesar de ser servido em belo prato, o seu gosto é amargo como o fel.

Então, chego a conclusão de que Deus não nos orienta a frequentarmos o carnaval, por conta das coisas que ele nos proporciona e das consequências que ele traz. Porém, somos livres para participar, mas temos que ser conscientes de que, ao optar por participar, apesar de nos sentirmos livres estaremos saindo de debaixo da proteção de Deus, para nos submetermos a nossas manias, vícios e vontades.

Examine-se, pois, o homem a si mesmo (1Co 11:28) e também o mundo ao seu redor, reconhecendo quem é Aquele que verdadeiramente quer o seu bem, pois é por falta de conhecimentos que o povo perece (Os 4:6).



Nenhum comentário:

Postar um comentário